NUU!…. A PASSOS COOL

Foi no charmoso espaço “A Alfaiataria” que Marcela e Marina, mentoras e criadoras da nova marca de sapatos mais cool de Belo Horizonte, me receberam para uma conversa animada e informal…

 

nuu_

As designers: Marina e Marcela

A marca é nova, e as suas criadoras jovens, mas já contam com uma vasta experiência no mundo dos sapatos, e o seu know how não vem só da faculdade!

Marcela, filha da reconhecida (e querida por todos) designer de sapatos Paula Bahia, para além da experiência ao lado de sua mãe, é formada em design de moda pela FUMEC, e trabalhou também ao lado de Elisa Atheniense na área de bolsas.

Marina, formada em design de produto, trabalhou anteriormente numa pequena fábrica de Belo Horizonte, e também com Luiza Barcelos, estando agora a formar-se em Design de Moda na Federal. tem também um curso técnico no SENAI, que, como ela própria confessa, a ajudou muito na questão de “pôr a mão na massa”.

nuu_1

 

Helena Branquinho (HB) De onde surgiu a ideia de criar a NUU?

Marina– Eu fiz um intercâmbio no Canadá, e voltei com muitas ideias na cabeça, querendo fazer alguma coisa. Acabei por falar com a Marcela por acaso, e chegámos à conclusão que tínhamos ideias parecidas. Ambas trabalhávamos com sapatos e pensámos em fazer alguma coisa juntas. A ideia demorou um pouco para nascer, até porque a Marcela morava em São Paulo, mas entretanto resolveu voltar para pormos tudo em prática!

 

HB – Sentiram uma lacuna no mercado? Como foi pensar nesse tipo de produto?

Marcela – Quando nos formámos fizemos coleções de sapatos na graduação, e  tivemos uma resposta muito positiva das pessoas, que ficaram enlouquecidas com os sapatos. A Marina vendeu a coleção dela toda e teve que fabricar mais! Percebemos a lacuna do mercado aí! No Brasil ainda se vive muito a cultura da cópia, e num país tão rico e criativo como este, quisemos fazer uma coisa totalmente autoral. Percebemos também que havia um público que tinha que comprar fora quando queria um sapato diferente…

HB – É uma aposta arrojada num país onde o público tem maioritariamente um estilo mais feminino?…

Marina – Estamos tanto nisso do feminino, do sexy, sensual, do delicado, que faltava uma alternativa. Porque querendo ou não, às vezes queremos uma coisa mais feminina, às vezes queremos algo mais confortável e masculina… as mulheres querem um pouco de tudo…

 

nuu_2 nuu_3

HB – O nome?…

Marcela – Fizemos um retiro para pensar no nome (risos). Pensámos no que a marca representa, e o que queríamos com ela. Pensámos nas características… a limpeza, a limpeza de excessos, do supérfulo… Queremos um sapato rico em detalhes, misturar texturas, couros, mas não queremos um sapato cheio de informação. Queremos também que as pessoas experimentem, se libertem para essa experiência. Então veio a ideia do NU no sentido da nudez… experimentar o novo… e também foi uma brincadeira… os dois U’s foi uma brincadeira do “NUU!” de Minas Gerais. Pensámos que por ser diferentes podiam causar alguma admiração.

nuu_4

HB – A mulher que usa NUU…

Marcela – É uma mulher de espírito jovem, e independentemente da idade, tem que ser madura e segura do estilo dela! Uma mulher que está disposta a descobrir e experimentar…gosta de viajar, de descobrir, e estar conectada com o mundo.

Marina – É uma mulher com segurança em relação ao que usar.

 

HB – Qual é o grande diferencial da vossa marca?

Marcela O desenho autoral, preocupamo-nos muito com a qualidade, e com os detalhes… Como o salto um pouco para fora, por exemplo. É um detalhe quase arquitetônico, que diferencia uma peça! Pensamos também na imagem da marca… e é todo um conjunto que faz a diferença!

 Marina – Não foi só fazer uns sapatos bonitos para vender. Pensamos em tudo!

nuu_5

HB- Como é uma marca que acaba de nascer já estar na passerelle do Minas Trend, no Desfile de Rogério Lima? Já um reconhecimento?

Marina – Sim, acho que sim, Ele chamou-nos porque já tinha visto umas coisas de que gostou… e ele chamar-nos, e pedir-nos para lhe fazer os sapatos para o Minas Trend é com certeza um reconhecimento! Tem acontecido tanta coisa boa que ainda estamos um pouco anestesiadas… “será que está a acontecer?”…

Marcela – E mostra uma confiança também, as marcas saberem que vai sair uma coisa boa dali, que podem confiar no nosso trabalho, é muito bom!

HB – Marcela, és filha da designer de sapatos, reconhecida e querida por todos, a Paula Bahia. O que é que ela te ensinou para levares para a vida profissionalmente?...

Marcela – Desde que eu comecei a trabalhar que comecei com ela. Então eu fui acompanhando todo o processo, desde o relacionamento dentro da fábrica com as pessoas que trabalham com ela, até à maneira dela criar, de tratar os clientes, os produtos. Tudo é muito importante! Eu aprendi muito!! Desde um bom dia à costureira, até ao cuidado escolher o couro… Vou levar para a vida esse cuidado todo! Ela sempre disse “Deus mora nos detalhes”. E vou carregar isso sempre.

 

nuu_6

nuu_7 nuu_8 nuu_9

Os sapatos têm um valor médio de 250 Reais, e podem ser encontrados temporariamente n’ “A Alfaiataria“. Para breve podemos também esperar uma loja on line! (http://nuushoes.com/)

A longo prazo, os projetos são de chegar a outras lojas de Belo Horizonte e Brasil.

NUU:

Facebook: https://www.facebook.com/nuushoes?fref=ts

Instagram: @nuushoes_

Alfaiataria: Rua Santa Rita Durão, 153, Belo Horizonte (

ENJOY!

What's your reaction?

Deixe seu comentário