SUNNY TIME: O ANTES, DURANTE E APÓS PARA UM BRONZE PERFEITO!

Em pleno Verão no Brasil (ainda com muito para aproveitar!!), e com Verão à vista no hemisfério norte, apostamos que quer saber quais os cuidados que deve ter antes, durante e depois do sol para um bronzeado bonito, duradouro, e saudável! Pois bem, pegue no bloco de notas ou acione a impressora, porque a Dra Patrícia Lycarião, Médica pós graduada em Dermatologia Clínica e Estética Avançada, conta-nos tudinho sobre as três palavrinhas mágicas!

indoor-tanning-salon-tan-without-sand-8

Imagem via Google

 

ANTES DO SOL:

Hidratação! É importante prepararmos nossa pele pros dias quentes. Devemos lembrar que estamos saindo de dias mais frios, em que a pele fica muito ressecada. Portanto, o primeiro passo é ingerir muito líquido; Água, sucos naturais e água de côco (esta última com moderação) são excelentes!
Esfoliar! Os esfoliantes reduzem a camada de células mortas deixando a pele mais homogêna. A esfoliação vai reduzir a sensação áspera de cotovelos e joelhos, assim como áreas de descamação em braços e pernas. Ela deve ser feita uma vez por semana.
Os banhos devem ser mornos e rápidos! O excesso de água tira a proteção natural da nossa pele. Usar sempre um sabonete neutro. Sabonetes com hidratantes em suas formulações também são aliados.
Hidratantes: No mínimo 1 vez ao dia! Dê preferência aos hidratantes com vitaminas A, C e E, ácido hialurônico, uréia e isoflavonas. O melhor momento para aplicação do hidratante é logo após o banho, a absorção é muito maior.
DICA DE OURO: Não deixe para se bronzear durante a viagem à praia ou em um único dia de piscina. Comece bem antes, aos poucos, durante os finais de semana, nos horários com menos incidência solar (8-10 e após as 16h) e com filtro solar. Deixar para se bronzear em um único dia vai ter o efeito contrário! Ao invés de bronzear, a pele vai ficar queimada, vermelha e vai descascar! Além do risco de insolação que vai fazer você perder alguns dias do passeio. Indo aos pouquinhos, a pele vai ficando morena aos poucos e o bronzeado dura mais tempo. 😉

NA HORA DO SOL:

 

bronzeado-saudavel

Imagem via Google

Abuse do filtro solar!Ele deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar, e reaplicado a cada hora quando estiver na praia ou piscina. O mesmo serve para atividades ao ar livre. O ideal é já ter o hábito de usar o filtro solar e ter aquele filtro preferido. Ao invés de ficar horas procurando um filtro na farmácia, um dermatologista pode te ajudar nessa missão. O filtro ideal deve conter no mínimo FPS 30 para radiação UVB e 1/3 do FPS UVB para radiação UVA. Por exemplo: Um filtro FPS 30 UVB, deve ter proteção UVA de 10 ou PPD=10.
Associe com “filtro solar” oral: Existem alguns produtos no mercado, como o Picnogenol e o Polypodium Leucotomos que agem como um filtro solar de dentro para fora. Mas eles não substituem um filtro solar tópico! Devem ser associados e usados conforme orientação médica.
É importante salientar que o filtro solar não impede o bronzeado, ele só faz com que a pele leve mais tempo para se bronzear, evitando a queimadura solar. Com toda certeza, é bem mais saudável do que usar um bronzeador.

APÓS O SOL

Mantenha a hidratação diária e a esfoliação semanal.
A alimentação rica em betacarotenos (cenoura, laranja, beterraba, tomate, pêssego, damasco, nectarina, abóbora) conferem uma maior proteção à pele, levando assim à um bronzeado mais bonito. Alimentos ricos em vitaminas C (frutas cítricas) e E (grãos) são potentes antioxidantes e também irão prolongar o bronzeado.
Para quem não quer perder o bronzeado após o verão, a melhor opção são os autobronzeadores. Existem excelentes produtos no mercado que não vão deixar aquele aspecto alaranjado!
BronzeCuidados_Patrícia Lycarião_1
(Estes produtos específicos não foram sugeridos pela Dra Patrícia Lycarião;)
Após o verão, as vezes até tomando os devidos cuidados, a pele tende a ficar mais ressecada, o rosto pode ficar sem brilho, com aspecto mais envelhecido. Para voltar o aspecto saudável da pele do rosto, colo e mãos a melhor opção são as aplicações de Skinbooster, uma hidratação injetável que devolve o viço e o brilho à pele.
Dra. Patrícia Lycarião
Médica pós graduada em Dermatologia Clínica e Estética Avançada
Rua Sergipe, 921 – Savassi
Belo Horizonte
Instagram: @pattylyca
What's your reaction?

1 Comentar

  • Inserido janeiro 29, 2015
    PorCouture Carrie

    Amazing products!

    xoxox,
    CC

Deixe seu comentário