À DESCOBERTA DE VIRGÍNIA BARROS

  Virginia Barros

Virgínia Barros desenvolve e produz sapatos de autor que contam histórias, feitos à mão. Virgínia Barros é também parceira de Ronaldo Fraga, um dos designers mais artísticos do Brasil, nos seus desfiles de SPFW. Sempre inovadora, e já descoberta por um público atento, este ano conseguiu surpreender de novo com a sua coleção Papel passado e futuro, apresentada no último Minas trend, desenvolvida à volta deste material e da sua história.

Nesta Terça feira fui conhecer de perto o trabalho da designer e passar um par de horas à conversa com a artista, que tem duas casas abertas no coração da Savassi (Belo Horizonte, Brasil).

 

Virginia Barros_1

 

Virginia Barros_2

Questionada sobre a origem da ideia de usar o papel nas suas criações para o próximo Inverno, Virgínia Barros confessa que já não se recorda muito bem do ponto de partida. Mas quando chegou à ideia (depois de um brainstorming), começou a pesquisar sobre o material, pois todo o seu trabalho é feito com base em pesquisas e estudos. Descobriu que o papel teve origem na China, no ano 105 d.c, e que chegou à Europa levado pelos árabes. Mergulhou na história do papel, como era feito na época, o que é o papel nos dias de hoje, e como vai ser o papel no futuro. Tudo isso se refletiu na coleção final.

Eu peguei um tipo de papel, que na verdade não pode ser mais considerado papel porque não leva celulose, mas é o futuro do papel. Já está entrando nas gráficas substituindo o papel original, exatamente porque não é preciso derrubar árvores para fazê-lo”. (O Tyvek) “E acabei fazendo um sapato tecnológico.”, conta a designer.

COLEÇÃO NIEMEYER

(Verão 2015, agora em loja)

Inspirada na arquitetura de Niemeyer

Virginia Barros_3 Virginia Barros_4 Virginia Barros_5 Virginia Barros_6

Sobre a reação e aceitação do público?... “As pessoas adoram! Existe um nicho que é ávido por novidades que sejam realmente originais, que se baseiem em temas novos e não em tendências. Essas pessoas esperam alguma coisa nova, e cada coleção é um desafio”

 

 

SAPATOS DO DIA:

Virginia Barros_10

Virginia Barros_8

Quanto aos seus trabalhos em parceria com Ronaldo Fraga, Virgínia conta que há uma sintonia muito grande entre ambos: “O Ronaldo é muito engraçado, muito bem humorado! É muito legal trabahar com ele. Ele deixa que a gente agregar ideias. É receptivo.

Virginia Barros_11 Virginia Barros_12 Virginia Barros_14 Virginia Barros_15

LINHA NOIVA

(ou não)

Virginia Barros_13 Virginia Barros_17 Virginia Barros_18 Virginia Barros_19 Virginia Barros_20

Virgínia Barros com atacadores de várias cores desenvolvidos para serem usados como segundas (e terceiras) opções para oxford, botas, etc. Para homem e mulher.

CURIOSIDADES:

Em Janeiro Virginia Barros completa 40 anos, e para assinalar o acontecimento, a designer vai fazer um par de sapatos que represente cada década da sua vida. Para começar, a assinalar a primeira década, saiu este par, também usado num filme de época:

Virginia Barros_21 Virginia Barros_sapatoInfancia_40 anos

Sim, esta menina é Virginia Barros na infância.

Photos: Ana Magalhães (@anahipolitomagalhaes)
(à exceção da foto de infância da designer)

NOVIDADES QUE ESTÃO POR VIR…

Coleção de Inverno e alguns exemplos do uso de papel

Inverno 2015_Virginia Barros

 

Sobre a nova coleção que já está a ser desenvolvida (verão 2016, Brasil) a designer confessa que já está escolhido o tema, mas continua um segredo bem guardado.

Obrigada Virgínia pela boa recepção e partilha!

What's your reaction?

1 Comentar

  • Inserido novembro 13, 2014
    PorRosangela Mira

    Olá Helena

    Ela é uma artista. Os sapatos são um encanto.
    Venha fazer parte do TSÙ, onde nos pagam o tempo que perdemos na internet. Acesse i link e confira

    https://www.tsu.co/AMIGAdaMODAKinha

    AMIGA DA MODA by Kinha – 6 anos –

Deixe seu comentário